09 maio, 2012

Câmeras Compactas



Olá pessoal.

O post de hoje meio que complementam o de ontem, e fala sobre o tipo mais comum de câmeras: As compactas. Vocês provavelmente já sabem que câmeras compactas são muito piores do que SLR's. Porém, o equipamento é só um dos 3 lados do que eu particularmente considero formarem uma boa fotografia (juntamente com a técnica e o assunto). Por isso, hoje vim dar algumas dicas para quem usa compacta.

Nota: No final do post pus algumas imagens em Slide show (graças ao Flickr e ao Dicas Blogger) para melhorar a formatação.

Samsung L100, o modelo de câmera que eu uso para fotografar.

Modo Automático vs Modo Manual

Câmeras compactas são feitas para o publico em geral e para os entusiastas em fotografia, por isso muitos delas nem ao menos vem com o modo manual. Porém, se você quer efeitos específicos quer ter liberdade para fotografar o modo manual é indispensavel. O blog Dicas de Fotografia possui um artigo muito bom sobre essa diferença aqui. (ref: fotos 1 & 2 do slide show)


Iluminação
A iluminação é um problema complicado. O fato é que as câmeras compactas em geral deixam a desejar em lugares escuros. Eu particularmente evito ao máximo usar o Flash. Pra começar a luz é muito "dura" o que deixa as fotos muito "não-naturais". Além disso o flash só ilumina em torno de uns 3 a 5 metros, deixando aquilo que está perto da câmera muito claro, com áreas super expostas (perca de informação por excesso de luz) e assuntos mais distantes subexpostos (perca de informação por falta de luz). A melhor iluminação na maioria dos casos é a iluminação natural. Um bom horário para se fotografar é mais ou menos durante uma hora antes/depois do por/nascer do sol. Esse horário é chamado de hora mágica da fotografia. Para quem não gosta de acordar cedo ou não pode fotografar a tarde a iluminação normal do sol já é muito boa também (embora seja um pouco dura, não é tanto quanto o flash das compactas). No meu caso, uso o flash muito raramente. Só gosto de usar ele como fill-light em contra-luz, ou seja, para "preencher" as sombras quando o assunto fotografado está contra-luz, para conseguir um efeito mais interessante.

Configurando a sua câmera
Com a câmera no modo manual é possível controlar o Diafragma, ISO e o Obturador. A maioria das câmeras compactas também permite uma variação consideravel da Distancia Focal, o Zoom. No blog dos nossos colegas de classe (Vou disponibilizar a lista depois) vocês poderão conferir varias dicas sobre essas ferramentas. As configuradões que você deve usar dependem do que você quer fazer. É preciso conseguir uma boa exposição (quantidade de luz que entra no sensor da câmera). 


  • Se você quiser fazer uma fotografia do tipo Lightpaint ou Panning por exemplo, você precisa aumentar o tempo de exposição. Porém, a foto vai ficar muito super exposta nesse caso, então é nescessario diminuir a abertura do diafragma para compensar a luz extra. (ref: foto 3 do slide show)
  • Se você quiser fotografar um retrato talvez queira tentar um efeito Bokeh. Com câmeras compactas é um pouco complicado de fazer. O que precisa fazer é diminuir ao máximo a profundidade de campo e dar Zoom. Uma distancia focal maior diminui a profundidade de campo e distorce mais o fundo. Mas lembre-se: apenas o Zoom ótico é valido aqui, pois ele aumenta a profundidade de campo. O Zoom digital apenas "estica" a imagem com o custo de perder muita qualidade. Outra dica é usar o modo "macro" da câmera que também ajuda a desfocar o fundo.  (ref: fotografia 6 do slide show)
  •  Se você desejar fotografar algo estático existem varias dicas. A primeira é reduzir ao máximo o ISO para melhorar a qualidade da foto. Se quiser pode reduzir a abertura do diafragma também, para ter uma profundidade de campo maior e deixar o assunto bem focado. Então você pode aumentar o tempo de exposição para tempos bem longos para corrigir a exposição sem se preocupar com borrões. Você provavelmente vai precisar de um tripé ou alguma coisa que deixe a câmera parada para não borrar a foto. Eu gosto de por 2 seg de temporizador para não mexer a câmera na hora de clicar e dar tempo dela parar bem. (ref: fotografias 4&5 do Slide show
  •  Para fazer fotografias do tipo "Macro" eu gosto muito de usar iluminação natural. Você pode diminuir a profundidade de campo para dar destaque ao assunto, se estiver fotografando algum tipo de animal que se mecha muito aproveite e aumente a velocidade do obturador. Em fotografias desse tipo o que mais vale é a exposição. (ref: fotografia 6 do slide show)
  • Corrija o Balanço de Branco. Usar algum dos presets disponíveis é uma possibilidade, mas eu particularmente prefiro usar a medição da câmera. Evite usar a medição direto na fonte de luz, já que a câmera vai exagerar muito na hora de balancear. Uma folha de caderno ou de sulfite deve servir.
  •  Use os ajustes de Contraste e Saturação da câmera para criar alguns efeitos bacanas. Diminuir o contraste e a saturação resulta em uma fotografia bem "Suave". O pouco contraste da um efeito mais "plano" nas fotos, aumentando a saturação deixa elas com um tom mais divertido, da um ar engraçado. Em compensação, aumentar o contraste da um clima mais dramático. (ref: fotografia 7&8 do slide show)
  •  Tire muitas fotos. Essa dica não vale apenas para compactas, mas para qualquer câmera digital. Depois de tirar varias fotos você só precisa edita-las, ou seja, selecionar as melhores. Você nunca pode prever um erro, então é bom tirar varias fotos para garantir. (Nota: Ao contrario do que muitos pensam, editar é apenas selecionar as melhores fotos. Os processos de alterar uma imagem são chamados de Tratamento ou Manipulação).
  • Experimente: Tente diferentes regulagens para conseguir diferentes efeitos. Praticar é uma das melhores formas de aprender e inventar coisas novas. Em um simples teste você pode aprender técnicas novas. (ref: fotografia 9 do slide show)
Composição
O ultimo assunto é a composição. Esse é um dos principais fatores que diferenciam uma foto normal de uma foto pro fissional. Experimente técnicas diferentes como a Regra dos Terços, Simetria e Reflexão. Tente trabalhar com luzes e sombras, use técnicas que já existe, misture-as, invente novas. Lembrem-se: Todo o ser humano é criativo, apenas é nescessario trazer isto a tona. Existe uma técnica chamada "Processo Criativo". É largamente utilizada no mundo dos negócios e tecnologia, mas também é uma das disciplinas do nosso curso de fotografia (e não a toa). Fotografias podem ser expontaneas e naturais, mas muitas vezes podem ser planejadas e bem especificas para poder passar alguma idéia. Se estiver fazendo um trabalho em grupo o BrainStorming é uma ótima sugestão. Se você achar que sua idéia original não atingiu o resultado esperado pode aplicar a TRIZ ou o método SCAMPER para resolver o problema. Recomendo o site http://criatividadeaplicada.com/ que serve como ótima fonte sobre o processo criativo. (ref: fotografia 10 do slide show)


Bem, acho que é isso. Mesmo que câmeras compactas não sejam tão potentes quanto SLR ainda assim é possível obter bons resultados com ela. As dicas deste post são só um começo: Ainda existe muito mais para se aprender dentro do universo da fotografia. Ai está o Slide show: 



Fontes: 
Professor Luciano de Sampaio (Lente Aberta)
Professor Datames (Tato Egg)