04 maio, 2012

Passo-a-Passo: Os Olhos

Boa noite, Leitores =D

Hoje vou falar de um assunto classico em Tratamento de Imagens, que pode ter um grande potencial criativo: os olhos.


Minha colega de classe, Nadia.

Nota: Futuramente pretendo falar de outras ferramentas, mas para efeito deste post estou ultilizando o Adobe Photoshop CS5. Estou pressupondo conhecimento basico de seleção e layer aqui, mas nenhum conhecimento sobre masks ou adjustments.

1º Passo: Criar uma mask (mascara) para os olhos.
Uma mask é um recurso do Photoshop que permite trabalhar apenas com determinadas areas de uma imagem e serve de base para os adjustements (ajustes) que vamos ultilizar. 

A primeira coisa a se fazer é criar uma copia do layer (camada) background e nesta copia selecionar os olhos. Com isto ja feito vá na janela do Essencials (Window > Workspace > Essentials (Default). Se ja estiver selecionado Window > Workspace > Reset Essentials) e clique em Mask, New Mask.


Fig. 1. Criar uma novas Mascara.


Se a visibilidade do Background estiver desativada então você só verá os olhos da pessoa retratada. Na janela de Layers você vai ver um novo quadro ao lado do layer duplicado. Esta é a Mask.

2º Passo: Trabalhando com a intensidade e saturação da cor.
Para dar mais destaque é bom deixar as cores mais "vivas", mechendo na quantidade (Saturation) e intensidade (Vibrance) da cor.

Agora que ja temos um layer com a mascara que queremos aplicar vamos criar novos Layers que servem para ajustar a imagem.

Fig. 2. Adjustment Layers são camadas que nos permitem aplicar varias formas de tratamento à imagem.


Um novo ajuste irá aparecer. Ele possibilita o controle de duas caracteristicas: Vibrance e Saturation. Se você mecher nos ajustes agora, eles vão se aplicar à toda a imagem. Não se preocupe com isso agora.

Vibrance: é a "Intensidade" da cor. Ele pode deixar as cores da imagem mais "fortes" ou mais "fracas", digamos assim. Essa mudança é razoavelmente sutil.
Saturation: é a "Quantidade" de cor. Ela pode controlar a "quantidade" das cores da sua imagem. As mudanças são bem mais visiveis que a da Vibrance.

Fig. 3. Um "esboço" do ajuste. Aumentei a Vibrance e reduzi a saturação.


3º Passo: Limitando o efeito aos olhos.
O ajuste de cores funciona bem para os olhos, mas não quero aplica-lo à pele. Chegou a hora de usar aquela mask que fizemos no primeiro passo

Na janela de layers teremos uma nova camada que é a camada de ajustes. Assim como a nossa cópia do Background ela também tem uma mascara. Clique com o botão direito no Layer (Mas não na parte do ajuste ou na mask) e selecione a Opção "Create Clipping Mask".
Fig. 4. Agora o efeito se aplica somente aos olhos
Agora a camada de Layers ficará assim. Se quiser voltar a editar o ajuste apenas de um duplo click naquele "quadrado" circulado.

4º Passo:  Controle de Hue (matriz)
Agora que você ja sabe como destacar os olhos talvez queira fazer outras mudanças neles também.

Se você quiser ir além de um simples destaque no olho você pode usar o controle de Hue/Saturation. Você pode criar um novo layer de ajuste como na Fig. 2. ou indo em Layers > New Adjustment Layer > Hue/Saturation.

Hue: É a Matriz da cor. Deslize o controlador para experimentar varias cores de olhos.

Saturation: A saturação. Se preferir deixe em 0 e apenas ajuste a outra camada.

Lightness: É a luminosidade, quanto maior mais claro deixa o olho (embora deixe um pouco artificial)

Para complementar o ajuste você pode evitar que ele fique muito artificial diminuindo a opacidade da camada.
Fig. 5. Controle de camada aplicada na camada de Hue/Saturation.


5º Passo: Exposure (exposição)
Nesse Layer recomendo apenas mecher na exposição e não nas outras opções. Esse ajuste simula um aumento/redução da exposição (quantidade de luz na camera, digamos assim) da fotografia.

6º Passo: Salvar
Após terminar seu trabalho é só salvar.

Com tudo pronto você ja pode salvar seu trabalho. Recomendo salvar como um .jpg de qualidade média no minimo. Se quiser salve também em formato .psd caso queira continuar seu trabalho depois.


Existem outros ajustes e outras possibilidades que vão ser cobridos depois. Estes foram os mais basicos e produzem um bom resultado. Aqui está uma comparação do antes e o depois.

Resultado Final: Clique na imagem para ver melhor


Agradeço à Nadia Sefrin pela fotografia.


Referencia: Aquilo que aprendi em aula.