16 abril, 2012

Origens da Fotografia: Parte I

Olá, Leitores!

Como ja expliquei no post anterior, cada dia util tem um tema especifico. O de segunda-feira é a História da Fotografia. As origens da fotografia remontam tradicionalmente à França e por muito tempo os franceses foram considerados os inventores "absolutos" da fotografia, embora hoje sabemos que isso não é verdade.

Porém, nesse primeiro texto sobre as origens da fotografia eu não vou começar pela otica tradicional, mas vou falar sobre a Fotografia a partir dos países Germanicos, especialmente dos importantes individuos desta sociedade.
Créditos à Domdeen / FreeDigitalPhotos.net
A base cientifica da fotografia

O primeiro homem que merece destaque por suas contribuições à fotografia foi Johann Heinrich Schulze (1687-1744), um importante cientista alemão que descobriu e estudou algums tipos de sais de prata e percebeu que eles possuiam a propriedade de se fotosensibilizarem, ou seja, escurecerem quando incidissem luz sobre eles. Foi esse principio que permitiu a fotografia ser criada posterioremente. A contribuição fundamental de Schulze foi seguida pela contribuição de dois outros alemães: Heinrich Friedrich Link (1767-1854) e Placidus Heinrich (1758-1825). Ambos fizeram importantes trabalhos sobre fotosensibilidade organica e inorganica que depois foi agrupado em uma obra chamada "Über Die Natur des Litches". Esses dois trabalhos foram essenciais para a fotografia e basicamente sintetizam o conceito da fotografia de "guardar imagens com a luz". Além desses dois trabalhos houveram varios outros, tanto no campo da fotosensibilidade quanto no campo da cor, que contribuiram consideravelmente na fotografia.

Para os mais interessados e que possam adquirir recomendo o livro History of Photography por Josef Maria Eder (não publicado no Brasil, link em ingles).


Inicio da Fotografia na Alemanha

Mesmo que a base cientifica para a fotografia tenha surgido na Alemanha, a maquina fotografica não foi inventada lá. A maquina fotografica que chegou na Alemanha foi uma invenção francesa denominada Daguerreótipo e foi inventada por John Niepce. Iremos explicar isso com mais detalhe em outra semana.

Um daguerreótipo original. Créditos à liudmilanelson1x1 / Flickr.

As primeiras Daguerreotipias (termo da epoca para designar fotografias) alemãs datadas foram feitas por T. Dorffel com um daguerreótipo construido por ele mesmo. Em torno de 1840 Kannegiesser conquistou uma grande clientela ao criar o primeiro estudio profissional de fotografia em Berlim, especialmente por conseguir reduzir o custo das placas 1/2 e 1/4 à preços mais acessiveis através de seu trabalho. 

A fotografia começou a crescer na Alemanha nessa epoca. Com o tempo mais e mais fotografos começaram a aparecer. A maioria deles eram ex-artistas, provavelmente adeptos ao realismo, que buscavam a riqueza de detalhes que a fotografia possibilitava. Foi em torno dessa epoca que surgiram conceitos como "Uma imagem vale mil palavras", pois acreditava-se que a fotografia era uma expressão de verdade inquestionavel.

O aperfeiçoamento dos equipamentos fotograficos

 Em pleno século XIX o mundo passava por um processo de Industrialização e grande desenvolvimento cientifico. Esse periodo colaborou para melhorar a qualidade dos equipamentos fotograficos e dos equipamentos óticos em geral. O genio Joseph Von Fraunhofer (1787-1826) foi responsavel por aperfeiçoar largamente equipamentos óticos e fez varios estudos de matemática aplicada à refrações, principio fundamental das lentes. Outros trabalhos incluem o heliometro e o que hoje chamamos de "Espectro Fraunhofer", importante contribuição à espectrografia (que por sua vez contribuiu muito para astronomia e até para a mecanica quantica). 
Quero destacar aqui o importante trabalho de Josef Petzval (1807-1891), que foi responsavel pela criação das objetivas que levam seu nome. Foi criada para fotografar retratos e foi a primeira lente feita baseada em calculos cientificos. Possuia uma abertura em torno de f3.5 e era 16 vezes mais clara que as cameras inclusas nos daguerreótipos da epoca. Como era mais clara não nescescitava de tanto tempo de exposição, apenas 30 segundos, extremamente rapido em comparação com os 10 minutos de um daguerreótipo normal. Essa lente foi usada pelo modelo de cameras portateis da empresa Voigtländer (em alemão, em ingles). A criação de cameras portateis é um aspecto importante na história da fotografia, por populariza-la, sendo um passo importante em direção às cameras atuais, que vem até mesmo nos nossos celulares.

Existe um grupo no Flickr para fotografias feitas com lentes que seguem o design das lentes Petzval: link.

A fotografia na sociedade

Com o desenvolvimento e a popularização da fotografia ela tomou um aspecto cada vez mais presente na sociedade germanica. A Alemanha teve um papel fundamental na reprodução da tecnica fotografica: A criação de cursos tecnicos independentes. A criação de cursos sistematizados de fotografia permitiu ainda mais inserção dos fotografos no mercado de trabalho, desenvolvendo consequentemente ramos como a publicidade e a própria industria. O governo alemão percebendo a importancia que a fotografia estava tomando, concedeu varias cadeiras em instituições públicas, aumentando o reconhecimento dos fotografos. 
Tal desenvolvimento levou à criação de sociedades cientificas cujo objetivo era o de estudar e desenvolver tecnicas de fotografia e equipamentos fotograficos. A criação de sociedades de fotografos profissionais e amadores também aconteceu. O crescente aumento da popularidade da fotografia na Alemanha refletiu também em todo o mundo. Na verdade, ainda está acontecendo. Hoje em dia existe maior possibilidade para se cursar fotografia no Brasil do que antigamente, mesmo após mais do que um século desta "revolução" alemã.


 Conclusão


A Alemanha é a terra natal de varios fotografos importantes. Também foi na Alemanha que os primeiros experimentos de fotosensibilização surgiram. Entender o desenvolvimento da fotografia nos países germanicos é uma parte importante na história da fotografia. Mesmo sendo inegavel à enorme contribuição da França no processo do desenvolvimento fotografico, também é inegavel a enorme contribuição da Alemanha. Mesmo que históricamente Niepce tenha conseguido a primeira fotografia ele se baseou fundamentalmente no trabalho de Schulze. Empresas de fotografia alemã como a ja citada Voigtländer existem até hoje. Gostaria de salientar que eu particularmente sintetizo a história da fotografia nos paises germanicos em três caracteristicas principais:
  1. O desenvolvimento de técnicas pré-fotograficas, destaque especial para o trabalho de Schulze.
  2. Desenvolvimento das ferramentas fotograficas, como o trabalho de Fraunhofer e Petzval
  3. Popularização da fotografia, como o de Kannegiesser e das sociedades sobre o assunto.
 Devido a toda essa importancia eu preferi explicar o papel germanico na origem da fotografia antes do papel frances. Para mim estes dois países junto com o Brasil são a base principal da fotografia, mesmo que nossa nação enfrentasse dificuldades em termos tecnologicos e economicos na epoca.

Por fim, agradeço a todos os que leram, acabou ficando um pouco maior do que eu imaginava. Não tenho grande experiencia na area, mas espero que eu melhore com o tempo. Continuem lendo nosso blog! O conteudo de amanhã será sobre Equipamentos Fotograficos, pela Natalia Valente.
  

Referencias:
VASQUEZ, Pedro Karp. Fotografos Alemães no Brasil do Século XIX