23 abril, 2012

A disputa pela paternidade da fotografia

       Louis Daguerre foi considerado descobridor da fotografia durante muito tempo com seu método da chapa de cobre e prata. Contudo, através do livro "1833: A descoberta isolada da fotografia no Brasil" do jornalista Boris Kossoy, Hércules Florence vindo da França para o Brasil, ficou conhecido mundialmente e é um dos "pais" da fotografia, assim como Daguerre.
       Florence veio para o Brasil principalmente pela falta de emprego. Nasceu em 1804 e constituiu família por aqui. Em 1830, inventou seu próprio método de impressão, a Polygrafie, e após um certo período, descobriu um processo de gravação por meio da luz, chamado de Photografie. Isso ocorreu três anos antes da descoberta de Daguerre.

                                      

       Além destes dois grandes nomes, outro disputador por essa paternidade foi Fox Talbot, por criar um sistema de reprodução de imagem, a chapa exposta, conhecido atualmente como o negativo.


       Por fim, levando em conta todo o contexto histórico, não podemos afirmar quem foi o verdadeiro pai deste importante recurso para a humanidade, a fotografia.

Leia mais sobre o assunto em: Fujifilm Brasil - História da fotografia